Arrepiante! O discurso de Miguel Arraes pouco antes da ocupação do Palácio pelas Forças Armadas 1964

C: José Cruz/ABr, CC BY 3.0 BR

C: José Cruz/ABr, CC BY 3.0 BR

Saindo do Palácio, Arraes deixou uma fita gravada com esse discurso, na expectativa de que ele fosse divulgada pelas estaões de radio. O jornalista Euricio Andrade consegiu pegar a fita más as emissoras de radio já se encontravam no controle dos golpistas.

Escute aqui o som original do discurso.

Extrato do discurso:

“No momento em que falo, o Palácio do Governo está sendo ocupado pelas tropas do Exército, que se insubordinaram contra o sr. presidente da República, tocando o mandato que o povo de Pernambuco me concedeu, através de gloriosa campanha eleitoral. Sei que cumpri até agora o meu dever para com o povo pernambucano. Sei que estou fiel aos princípios democráticos, à legalidade e à Constituição que jurei cumprir. Deixo de renunciar ou de abandoner o mandato porque ele está com a minha pessoa e me acompanhará enquanto durar o prazo que o povo me concedeu e enquanto me for permitido viver.” […]

“Estou assim, pela força da ocupação do Palácio, feita à luz do dia, enquanto se registram negociações, impedido de exercer o mandato, numa violação da Constituição Estadual e da Constituição Federal. E o povo de Pernambuco nunca veria o seu governador descer para negociar o mandato que honrosamente conquistou nas ruas do Recife e nas cidades do interior do nosse Estado. Espero que todos possam, através da unidade cada vez maior do povo, levar o nosse Estado e a nossa patria à grandeza que todos nós desejamos. Boa tarde, meus amigos.”

One thought on “Arrepiante! O discurso de Miguel Arraes pouco antes da ocupação do Palácio pelas Forças Armadas 1964

Kommentar verfassen / Deixe um comentário